Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
20 de novembro de 2022 às 18:00

Psicopátrias

Perante este cenário, em que a Terra geme e as chamas do Mafarrico estão logo ali ao virar da esquina, só me espanta que os activistas ainda não tenham enveredado por uma carreira bombista. Uma questão de tempo, claro.

Era Lenine quem afirmava que os capitalistas acabariam por vender a corda com que seriam enforcados. Os nossos políticos cumprem agora esse prestimoso papel: quando os ouvimos sobre a “emergência climática”, não vemos agentes racionais, em busca de soluções racionais para um problema racional. A linguagem oscila sempre entre a tragédia e a psicose, não vá a menina Greta ficar sozinha com os louros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.